CNN
Neste domingo (19), Dona Déa, 77, publicou um pronunciamento acusando o influenciador Carlinhos Maia, 33, de transfobia após um vídeo no qual ele erra os pronomes da cantora Liniker, 29, voltar à tona nas redes sociais.
Carlinhos Maia foi um dos convidados do Domingão com Huck neste final de semana e chegou a emocionar Dona Déa ao contar sua história e a história de sua mãe no palco. Durante a participação do influenciador, no entanto, voltou a circular nas redes um vídeo no qual ele erra os pronomes da cantora Liniker, uma mulher trans, e debocha da situação.
No comunicado publicado pela mãe de Paulo Gustavo, ela esclarece que este comentário foi feito por Carlinhos Maia após a gravação do programa exibido na TV Globo no domingo, e acusa o influenciador de transfobia.
“O programa foi gravado no início de dezembro para ir ao ar no mês de janeiro, período em que nós, que trabalhamos no Domingão com Huck, estamos de férias. Não conhecia a história de Carlinhos Maia e foi nesta ocasião em que o conheci pessoalmente”, escreveu Déa no post feito em seu Instagram. “Contudo, o que muito me entristeceu, no último dia 24 de dezembro, o mesmo humorista e influenciador digital postou em seu perfil um vídeo em que desrespeita a cantora e atriz Liniker.”
“Ao se fazer de desentendido quanto ao pronome correto para se referir à artista, Carlinhos Maia não só cometeu uma violência com a Liniker, mas como também com toda a população trans que se vê todos os dias em risco, sendo desrespeitada e violentada. O nome para isso é transfobia”, disse ela.
“Não é tolerável, admissível sob qualquer pretexto, que a orientação sexual e a identidade de gênero de qualquer pessoa seja motivo de piada. Ainda mais para um artista assumidamente homossexual e com milhões de seguidores em suas redes sociais. Ser uma figura pública de grande projeção, um influenciador, vem acompanhado de responsabilidades”, acrescentou.
“Se a justificativa apresentada pelo humorista foi de ser ignorante quanto a um tema tão sensível, isto é, não saber o pronome correto a ser utilizado com a artista Liniker – ela, dela –, Carlinhos Maia não deveria fazer disso um troféu e muito menos uma piada”, escreveu Déa.