G1
O prefeito eleito de Inhaúma, Zula (Republicanos), disse que foi difícil acreditar no resultado das urnas no último domingo (6): ele e o único concorrente, Carlinhos (Solidariedade), receberam exatamente a mesma quantidade de votos: 2.434. Zula venceu a disputa por ser mais velho – ele tem 62 anos, e o adversário, 46.
“Foi uma enorme surpresa, eu jamais esperei, nunca ouvi falar de um caso desse, um resultado de disputa para prefeito em uma cidade dar exatamente empate. Eu nunca pensei que a minha idade fosse me beneficiar, principalmente num caso desse, né, para assumir o próximo mandato”, afirmou o prefeito eleito.
Apesar da surpresa, Zula disse estar pronto para assumir o desafio de governar a cidade mais uma vez. Ele já foi prefeito de Inhaúma por três mandatos.
“Mais importante do que a vitória é fazer uma boa gestão e dar ao povo o que ele espera, uma gestão de realizações e de melhoria para a cidade, em benefício de todos. […] A idade não tem que ser empecilho pra nada, a idade significa experiência, conhecimento”, falou.
Na cidade de pouco mais de 6.200 habitantes localizada na Região Central de Minas Gerais, não se falava em outra coisa nesta segunda-feira (7) pós-eleição.
“Eu nunca ouvi falar de empate de prefeito, foi uma surpresa tanto para mim como para a população aqui em geral, né, impressionante”, disse o gerente Edvandro Carlos.
Segundo a dona de casa Rafaela Barros, a “cidade está em choque”.
“Eu acho que é uma coisa surpreendente para todo mundo, 50% a 50%. Uns comemorando, os outros tristes”, falou.
A legislação só prevê segundo turno em municípios com mais de 200 mil habitantes. No caso de empate em cidades como Inhaúma, o candidato mais velho deve assumir a cadeira.
O concorrente de Zula, Carlinhos, que disputou eleição pela primeira vez, disse que não concorda que a idade seja o critério de desempate nesses casos. Ele pretende continuar na carreira política.
“[Fica] primeiro a gratidão, os 2.434 votos que nós tivemos. Fiquei muito honrado e feliz com esses votos e vou honrar todo mundo, a luta continua. Continuarei na vida pública atuando pela cidade, batalhando”.