CNN POP
“Belo, Perto Demais da Luz”, a série documental que acompanha a carreira do pagodeiro estreou no catálogo do Globoplay na última quinta-feira (28).
Com quatro episódios, a produção resgata momentos emblemáticos na trajetória do cantor, com destaque para suas prisões, o relacionamento com a atriz Viviane Araújo, 49, e o recente término do casamento com a musa fitness Gracyanne Barbosa, 41.
Ao longo da série, o protagonista recordou como foi ter enfrentado a vida atrás das grades. Voz de “Incondicionalmente”, o músico foi preso três vezes desde 2002, detido por três anos e oito meses.
“O que vivi foi muito ruim, muito triste. Eu tinha tudo e, ao mesmo tempo, eu não tinha mais nada. Do dia para a noite, eu não tinha mais nada. Você se vê encarcerado, num local de dez metros, sem poder sair a hora que você quiser, sem poder falar, é horroroso. Eu não desejo para nem o meu pior inimigo”, disse ele em um dos trechos.
Durante o período em que esteve encarcerado, Belo recebeu muito apoio por parte de Viviane Araújo que, apesar de não ter topado participar da série, protagonizou, ao lado do músico, uma história de nove anos.
Tudo começou quando o pagodeiro se encantou ao vê-la em uma revista. Na sequência, a rainha de bateria do Salgueiro marcou presença na plateia de um dos shows do Soweto, dando início ao romance. “Menos de seis meses depois, eles já estavam morando juntos. Eles compraram uma casa juntos, com o dinheiro dela”, contou Léo Dias no documentário.
Pouco tempo depois, ele a pediu em casamento em rede nacional, no palco do Planeta Xuxa, em 2000. ‘Eles se atraíam. Existia uma energia sexual enorme entre eles, isso é fato”, acrescentou o jornalista.
Diante dos boatos de traições por parte do cantor dentro da prisão, os dois colocaram um ponto final na união em 2007, quando Belo começou a cumprir o regime semiaberto.
Em seu depoimento, a musa fitness Gracyanne Barbosa, 41, ex-esposa de Belo, lembrou como o músico foi insistente para conquistá-la. “Ele me seguia em Copacabana. Eu ia muito à praia neste período, e ele ficava escondido atrás do orelhão. O Belo, super conhecido. Ele ainda vivia aquele problema de dormir na cadeira, então era uma pessoa que não viam muito na rua, mas ele ficava ali me olhando, procurando, realmente foi insistente”, disse.
Após engatarem o romance, passaram a dividir o mesmo teto e oficializaram a união, que durou 16 anos. Em abril deste ano, o casal confirmou o término, diante dos rumores de traição.
“Eu só sei o que ele gosta de verdade e o que ele é porque eu dormi e acordei do lado dele. Porque ele não fala, não assume. E aí, com isso, ele mente. Ele mente compulsivamente, mente tudo o tempo todo”, afirmou.
“E não estou falando de relacionamento homem e mulher, porque acho que as pessoas vão ver e vão falar: ‘ah, ele traiu’. Não tem nada a ver, esse nunca foi o nosso problema, mas ele mente em coisa insignificantes. É muito difícil você olhar a pessoa no olho, saber a verdade, e a pessoa olhar para você e mentir”, explicou.
“Eu não queria fazer isso, eu queria chegar aqui e falar: ‘ele é maravilhoso, foi um casamento incrível’. Foi um casamento incrível, mas ele mentiu para mim a vida inteira. Ele precisa cuidar da cabeça. E aí chegou um momento que eu não tinha mais vontade de ‘poxa, fala a verdade’. Eu não tinha mais vontade, fui me afastando, e ele foi se afastando. Acho que o amor continua ali, mas a vontade de resolver as questões e de estar junto acabou”, acrescentou.